UOL

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Cultura Única


                                  Cultura única, será que da pé!



 Você pode dizer que o processo de globalização pode acabar gerando o aparecimento de uma única cultura global?


Acho muito difícil esta concepção se confirmar, pois temos muita diversidade cultural neste globo chamado terra, a cada momento pessoas novas possuem idéias novas, tem aqueles que não conseguem anexar todas as novas ideias advindas da globalização. Também tem o fato do local onde a pessoa mora, não tem como uma pessoa que mora no Alasca, ter uma cultura parecida com a que mora em Salvador por diversos motivos como:
  • Idioma predominante: Mesmo com a internet sendo tão fluente, é praticamente impensável alguém em Salvador que é uma região predominante de pessoas de origens étinicas negras, que pregam pela manutenção de sua cultura africana, deixar de usar o português aprendido pelos seus antepassados escravos (dos quais eles tem muito orgulho), para usar o inglês como língua padrão. Temos dois exemplos também sobre idiomas, um esta na própria Europa, área relativamente pequena e com grande diversidade de idiomas, alguns bem distintos entre si como o Francês e o Alemão, a distância entre Lyon/França e Berlim/Alemanha são de apenas 1.237 km, isto em vista de países extensos como o Brasil que possui apenas um idioma (tem várias pronúncias e sotaques distintos, mas não deixa de ser um idioma) é uma distância relativamente baixa. O outro exemplo se da no tão aclamado Esperanto criado 1887 por Ludwik Lejzer Zamenhof no local onde atualmente é a Polônia, mesmo simples sem muitas regras gramaticais de concordância e outras mais, não deslanchou, até a ONU em duas intervenções a mais atual em 1985, pediu para que os seus membros aumentassem o ensino de esperanto em seus países. Mesmo com isto não decolou pelo menos até agora.

  • Aspecto religioso:  Não tem coisa mais difícil de impor que a religião, por diversos aspectos principalmente os culturais. Vai ser muito complicado fazer com que o globo apóie apenas uma idéia de divindade, cada um tem seu momento e sua fase, vemos isto quando uma pessoa apenas passa por diversas religiões durante sua vida.

  • Clima: á muita diferença no modo de viver de alguém que mora na Serra Gaúcha e outra pessoa que mora em Fortaleza no Ceará. Isto falando em parâmetros brasileiros, imagine alguém que mora no Rio de Janeiro que tem um clima bem quente e outra pessoa que mora na Noruega que tem um clima extremamente o oposto. É visível que aspectos culturais de dois povos tão distintos entrariam em choque se colocados fronte a fronte, provavelmente jamais entrariam em um consenso estando tão distantes um do outro.
Posso concluir que por aspectos culturais, climáticos, históricos, financeiros entre vários outros, ao menos que houvesse uma enorme evolução moral da humanidade se tornará praticamente impossível esta única cultura global.


Referências retiradas da internet


http://pt.wikipedia.org/wiki/Esperanto
http://www.guialog.com.br/km-alemanha.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário