
Neste mundo em que vivemos vemos varias formas de se expressar a Cultura, formas apreciáveis como a musica clássica, esculturas, afrescos entre varias outras e também vemos formas deploráveis como as guerras santas, mas a idéia que o mais fraco sempre tem que obedecer ao mais forte é o conceito que iremos abordar nesta atividade.
Para diferenciar melhor o termo Cultura Popular utilizarei a palavra Folclore como base para este estudo.
O Folclore tem seus primeiros passos traçados no século XIX mais precisamente em 1846 pelo antiquário inglês William John Thoms em artigo publicado na revista The Athenaeum, situação esta em que ele colocou como titulo do artigo a palavra Folk-lore que ainda era inexistente em qualquer dicionário da época, ele usou deste termo para se expressar tecnicamente de lendas, tradições e literatura popular sendo esta considerada a “sabedoria do povo” ou a “ciência do povo”. O termo veio das palavras folk (nação, família) e lore (saber, conhecimento, instrução) a palavra pré-criada posteriormente se tornou “aportuguesada” como folclore. Em definição muito bem escrita por ROCHA, Claudia Maria Assis. Ela descreve o folclore dizendo que:
“Folclore não é apenas folguedos e festas. É a história construída pelos anseios, aspirações e esperanças de um povo, é uma linguagem na qual se manifesta a unidade que mobiliza multidões, que busca a sua verdade na identificação da cidadania, preservando seus valores e mantendo vivas suas raízes através das gerações.”
Hoje o folclore já pode ser considerado como uma ciência, uma forma de contestar as idéias essenciais de sociedade impostas pela cultura erudita definida por SANTOS, José Luiz dos. em O que É Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1983. (Primeiros Passos: 110) como:
“cultura dominante que desenvolveu universo próprio de legitimidade, expresso pela filosofia, pela ciência e pelo saber produzido e controlado em instituições da sociedade nacional, tais como a universidade, as academias, as ordens profissionais.” (p.55)
Com as análises postadas, podemos considerar que cultura popular ou folclore faz menção à camada social mais pobre, de menores oportunidades, teoricamente menos instruídas, como o próprio contexto de folclore já menciona, ele é a ciência que estuda as idéias vindas do povo (vindo que neste raciocínio a palavra “Povo” é usada para expressar a camada mais humilde da sociedade) oriundas de vários contos populares que passaram de geração em geração e que percorreram os anos, existem também aquelas festas populares que usam de passagens históricas ou movimentos religiosos para a população demonstrar a sua oposição com os ideais eruditos de pensamento.
Citarei duas destas festas que em minha opinião são de grande punho popular:
Dança Folclórica do Bumba-meu-boi: com surgimento no século XVIII a dança veio para tentar demonstrar realidade social de negros e índios, mostrando a fragilidade do homem (negros e índios) perante o grande e forte boi (o homem de origem européia). O movimento demonstra a insatisfação na época em que ainda se via (na verdade ainda se vive hoje) um pensamento de Superioridade dos colonos sobre os conquistadores europeus, movimento formado pela faixa popular de toda uma região.
Semana Farroupilha (Rio Grande do Sul): Movimento de grande expressão Gaúcha que ocorre anualmente no mês de setembro tendo seu início no dia 20, é quando se comemora a invasão de Porto alegre e posteriormente a criação da República Rio-Grandense originada dos confrontos entre a coroa do Brasil e dissidentes Gaúchos no qual estes (neste contexto vamos considerá-los como a camada popular e a coroa brasileira como a camada erudita da sociedade) se viram desprivilegiados pelos altos impostos cobrados pela coroa brasileira perante os produtos tradicionais gaúchos como charque, couro e erva-mate. Este movimento iniciado pela elite gaucha logo após foi se popularizando e se tornando um movimento popular no quais indígenas, negros, brancos, escravos ou não se juntaram para lutar contra as injustiças praticadas que de uma forma geral prejudicou toda uma sociedade. Até hoje é celebrada esta Semana Farroupilha sendo de muito orgulho para cada cidadão gaúcho.
Vemos que a concepção de Jośe Luiz do Santos (estudada na unidade 4 de nossa apostila) está correta. A cultura popular forma uma revolução nos conceitos de uma cultura denominada erudita, ou seja, aquela que se formou pela camada de elite de uma sociedade. Podemos afirmar isto apenas verificando de uma forma mais aprofundada a nossa sociedade, percebemos ao fazer esta análise que a cultura erudita esta hoje muito lentamente se anexando a cultura popular, pois o folclore de uma população passou a fazer parte de estudos em faculdades, isto é uma evolução, pois vemos algumas situações se invertendo, se outrora víamos a cultura erudita impondo seus costumes sem pedir qualquer autorização às camadas populares. Hoje esta idéia se inverteu, pois vemos as camadas eruditas cada vez mais anexando costumes populares em seu conceito de estudo algo praticamente inconcebível antigamente, será cada vez mais difícil conseguirmos definir o que é erudito sobre o que é popular, pois os costumes populares vão se refinado a ponto de se confundirem com os costumes eruditos e cada vez mais termos como folclore (cultura popular) fica remetido ao passado, esta hoje é a concepção popular do folclore.
O mundo evolui, as pessoas evoluem, a sociedade evolui, e como conseqüência temos a evolução da cultura.
E-REFERENCES
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Apostila curso Antropologia. Material didático mediacional do curso Historia de Centro Universitário Claretiano, Ano 1.
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